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Este blog tem por objetivo mostrar meu trabalho em sala de aula, trocar experiências com professores e alunos e receber sugestões metodológicas, exemplos de projetos pedagógicos, etc.

terça-feira, 31 de março de 2015

Filosofia para o Ensino Fundamental



EMENTA DE FILOSOFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Elaboração – Maria José Brandão Ramos[1]


[1] Professora (Magistério/Normal Superior); pedagoga; especialista em Supervisão escolar; graduada em Filosofia e Ciência da Religião; Mestra em Ciências da Educação. 



SÉRIE/ANO
CONTEÚDOS
OBJETIVOS GERAIS
SEXTO  ANO
1.Quem sou eu?
2.De onde eu vim?
3.Qual a minha
árvore genealógica?
4.O que é presente?
5.O que é passado?
6.O futuro, como será?
7.Por que não posso viver só?
8.De onde vêm as coisas
que precisamos para a
nossa sobrevivência?
9.Qual a importância da família em nossa vida?
10.A escola, qual a
sua importância?
11.Há necessidade de preservar
a vida animal?
12.Qual a importância da natureza?
13.Preciso respeitar ou outros? E
eu, preciso ser respeitado?

1.Adquirir gosto e prazer pelo estudo da Filosofia.
2.Reconhecer, durante o estudo, que não se aprende filosofia, mas aprende-se a filosofar.
3.Aprender que precisamos conhecer a nós mesmos para compreendermos o mundo em que vivemos.
4.Identificar as duas dimensões complementares no processo de conscientização: a consciência de si e a consciência do outro;

SÉTIMO  ANO
1.O espanto;
2.Como vemos o mundo;
3.Mitos e lendas;
4.Justiça, Lei, liberdade;
5.Verdade;
6.Responsabilidade;
7.Consciência, ignorância;
8.O bem e o mal;
9.O belo e o feio;
10.A felicidade;
11.O amor;
12.A morte;
13.A admiração, o afeto, a amizade;
14.Moral e amoral;
15.O pensamento;
16.A natureza;
17.O homem, a mulher
1.Adquirir gosto e prazer pelo estudo da Filosofia.
2.Reconhecer, durante o estudo, que não se aprende filosofia, mas aprende-se a filosofar.
3.Aprender que precisamos conhecer a nós mesmos para compreendermos o mundo em que vivemos.
4.Denunciar os mitos que impedem a visão da verdade racional: ver o relâmpago(e outros fenômenos da natureza) como um fenômeno natural e não como vingança ou ameaça divina;
5.Descobrir o novo conceito de verdade e o novo conceito de responsabilidade;

OITAVO  ANO
1.“Penso, logo existo”;
2.Ética e moral;
3.Valores éticos e estéticos;
4.Religião e religiosidade;
5.Amor e paixão;
6.Ser crítico;
7.Conhecimento empírico;
8.Direito de cidadania;
9.A arte, o belo e a vida;
10.Expressão de emoções;
11.Pensar por si mesmo;
12.A arte da argumentação;
13.O homem integral.
1.Adquirir gosto e prazer pelo estudo da Filosofia.
2.Reconhecer, durante o estudo, que não se aprende filosofia, mas aprende-se a filosofar;
3.Aprender que precisamos conhecer a nós mesmos para compreendermos o mundo em que vivemos;
4.Conhecer o pensamento dos primeiros mestres na arte da argumentação;
5.Entender que o empirismo tem a experiência como ponto fundamental, e que o iluminismo tem a razão como caminho para a liberdade, como única forma do homem alcançar o conhecimento verdadeiro da realidade;

NONO  ANO   
1.O ato de filosofar;
2.Ideologia e alienação;
3.Os Filósofos da Natureza;
4.O Helenismo;
5.Atenas;
6.A Idade Média;
7.O Renascimento;
8.O Barroco;
9.O Romantismo;
10.Nosso Próprio Tempo;
11.A Grande Explosão;
12.Sofismas e falácias;
13.Senso comum
14.Conhecimento científico e conhecimento filosófico;
15.Funções básicas da linguagem e as suas formas não-verbais;
16.Expressão de sentimentos e linguagem musical e poética;
17..Política e a importância da participação política;
18.Ciência e tecnologia.

1.Adquirir gosto e prazer pelo estudo da Filosofia.
2.Reconhecer, durante o estudo, que não se aprende filosofia, mas aprende-se a filosofar.
3.Aprender que precisamos conhecer a nós mesmos para compreendermos o mundo em que vivemos.
4. Compreender o que é senso comum;
5.Identificar os dois elementos do processo de conhecimento: sujeito e objeto;
6.Entender que o Renascimento desvendou os mistérios da natureza revalorizadora;

D    E   S   E   N   V   O   L   V   I   M  E  N   T   O         M   E   T  O  D   O   L   Ó   G  I   C   O
SEXTO  ANO

  1. Leitura e produção de textos (prosa e verso)
  2. Pesquisas (bibliográficas)
  3. Entrevistas (com pessoas da comunidade)
  4. Trabalhos de grupo (em sala de aula e extraclasses)
  5. Painéis integrados
  6. Rodas de diálogo
  7. Mesas redondas
  8. Excursões
  9. Seminários (seminários em sala de aula)

SÉTIMO   ANO
  1. Leitura e produção de textos filosóficos (prosa e verso)
  2. Pesquisas (bibliográficas)
  3. Entrevistas (com professores)
  4. Trabalhos de grupo (em sala de aula e extraclasses)
  5. Painéis integrados
  6. Rodas de diálogo
  7. Mesas redondas
  8. Excursões
  9. Seminários (seminários em classe)
  10. Debates

OITAVO  ANO

  1. Leitura e produção de textos filosóficos (prosa e verso)
  2. Pesquisas (bibliográficas e de campo)
  3. Entrevistas (com profissionais de outras áreas de trabalho)
  4. Trabalhos de grupo (em sala de aula e extraclasses)
  5. Painéis integrados
  6. Rodas de diálogo
  7. Mesas redondas
  8. Excursões
  9. Seminários (seminários em classe e interclasse)
  10. Debates

NONO  ANO
  1. Leitura e produção de textos (prosa e verso)
  2. Pesquisas (bibliográficas e de campo)
  3. Entrevistas (com especialistas em áreas afins)
  4. Trabalhos de grupo (em sala de aula e extraclasses)
  5. Painéis integrados
  6. Rodas de diálogo
  7. Mesas redondas
  8. Excursões
  9. Seminários (seminários em classe e interclasse)
  10. Debates (em classe e com outros alunos de outras classes, do mesmo nível escolar)


I   N   T   E   R   D   I   S   C    I    P   L    I   N   A    R   I   D   A    D   E

O Professor deverá incluir projetos interdisciplinares, juntamente com professores e alunos de outras disciplinas, como por exemplo: professores e alunos de Ensino Religioso, de Artes, de Sociologia e de outras que poderão interagir com Filosofia.

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