FALA DO VÍDEO DE ABERTURA DO SEGUNDO DIA
DO SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO (NOS POLOS)
Professora Zezeh
Companheiros
professores, queridos pais e mães dos alunos do ciclo de alfabetização,
estimados amigos desta Comunidade, sejam todos bem vindos ao Seminário de
Encerramento do PNAIC/Projeto 2014.
Queridos
pais, o PNAIC é um pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Esse pacto
foi celebrado entre Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal, para
juntos, governo e sociedade, alcançarem a meta de alfabetizar todas as crianças
brasileiras até, pelo menos, oito anos de idade.
Somos
uma família: a família do “TODOS PELA EDUCAÇÃO”.
Aos
oito anos de idade, as crianças precisam ter:
1.
A compreensão do funcionamento do sistema de
escrita;
2.
O domínio das correspondências grafofônicas,
mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas
regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos;
3.
A fluência de leitura e o domínio de
estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais
são considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1.
O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e
exige um ensino sistemático e problematizador;
2.
O desenvolvimento das capacidades de leitura
e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas
deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce
a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que
as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3.
Conhecimentos oriundos das diferentes áreas
podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir,
falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4.
A ludicidade e o cuidado com as crianças são
condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Dentro
dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto
atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para
o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso
ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor
de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso
ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua
prática.
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação
continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores
de estudo;
2. Materiais didáticos, obras
literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
No
Brasil, o PNAIC abarca os seguintes números de alfabetização:
·
Escolas
com matrículas de 1º ao 3º ano e multisseriadas – 108.733 escolas;
·
Turmas de
1º ao 3º ano e multisseriadas – 400.069 turmas;
·
Matrículas
de 1º ao 3º ano e multisseriadas - 7.980.786 alunos.
Tutóia,
em 2013, o PNAIC abarcou:
·
Escolas
com matrículas de 1º ao 3º ano e multisseriadas –78 escolas;
·
Turmas de
1º ao 3º ano e multisseriadas – 209 turmas;
·
Matrículas
de 1º ao 3º ano e multisseriadas - 3.845 alunos.
·
Professores
alfabetizadores – 209 professores;
·
Orientadores
de estudo – 09;
·
Coordenador
local – 01;
·
Polos de
formação – 09.
Em 2014,
Tutóia abarcou:
·
Escolas
com matrículas de 1º ao 3º ano e multisseriadas –79 escolas;
·
Turmas de
1º ao 3º ano e multisseriadas – 234 turmas;
·
Matrículas
de 1º ao 3º ano e multisseriadas – 3.509 alunos.
·
Professores
alfabetizadores – 234 professores;
·
Orientadores
de estudo – 09;
·
Coordenador
local – 01;
·
Polos de
formação - 09
Conforme dados coletados no
SISPACTO, a ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização – no ano de 2013, o nosso
nível de excelência foi bem pequeno: 2,53% em leitura, 5,89% em Matemática, e
15,83% em escrita. Este foi o diagnóstico do início do Projeto em Tutóia. Ainda
não temos o resultado da ANA/2014, que deve ter havido um pequeno avanço, a
julgar pelo que se pôde observar durante o ano nas salas de aula, acompanhando
o comportamento didático dos professores.
A partir de abril deste ano esse
resultado deverá ser publicado e aí sim, poderemos fazer um comparativo dos 2 anos
de PNAIC em Tutóia. O que eu posso lhes dizer agora é que os professores estão
cada vez mais preparados para o processo de alfabetização e letramento das crianças do Ciclo de
Alfabetização.
Os mesmos professores já fizeram
o Curso de Linguagem e estão encerrando agora o Curso de Matemática. Esses dois
cursos foram muito bons, de boa qualidade e trouxeram muitos conhecimentos,
principalmente didáticos, para suas práxis pedagógicas.
As crianças estão em boas mãos.
Os professores alfabetizadores e a gestão da escola estão usando os melhores
recursos para que as crianças consigam internalizar os Direitos de Aprendizagem
de Linguagem, de Matemática e dos outros componentes curriculares. As
brincadeiras, os jogos, as maquetes, os painéis e outras atividades elaboradas
pelas crianças com a mediação dos professores, trazem em seus bojos, objetivos
que conduzem à aprendizagem, ao conhecimento de si mesmo e à sua cidadania.
Portanto, não duvidem - queridos
pais - dessas atividades. Não pensem que elas são apenas brincadeiras; elas
são, sobretudo, elementos para uma aprendizagem significativa. Ao elaborar uma
tabela a criança está aprendendo Matemática; ao saber consultar um relógio, a
criança está internalizando um conteúdo de Matemática; ao construir um
calendário ela está também aprendendo Matemática. Ao falar bem e ao ouvir bem a
criança está aprendendo a se comunicar; ao falar sobre o processo de germinação
de uma semente ela está aprendendo ciências; e assim por diante.
Não se enganem queridos pais,
todos os conteúdos trabalhados na escola são sistematizados e planejados com o
intuito de que a criança aprenda. O papel do professor é mediar esse
conhecimento. Ele está para ajudar a criança entre o que ela já sabe e o que
ela tem potencialidade para aprender.
Amigos professores, vocês são o
referencial da capacidade de aprendizagem dos seus alunos. Vocês ocupam uma
posição privilegiada em relação à construção das suas identidades; auxiliam os
seus alunos a construírem o reconhecimento de si mesmos como pessoas capazes de
aprender.
Continuemos a luta. Não somos
detentores do saber; não estamos prontos e acabados. Estamos ainda no meio do
caminho. Ainda temos muitos desafios pela frente. Que venha Ciências! Já
iniciamos o trabalho da interdisciplinaridade. Vamos aprimorá-lo. Em março
vamos ter um encontro de planejamento. Vamos selecionar os Direitos de
Aprendizagem de Linguagem, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e
vamos trabalhar a interdisciplinaridade com temas da realidade dos nossos
alunos.
E quais seriam esses temas? Temas
polêmicos e problematizadores como, por exemplo: água, energia, ecologia,
desenvolvimento sustentável, etc. Esses temas servirão de eixos coordenadores
das disciplinas – Direitos de Aprendizagem. Somos capazes; vamos trabalhar de
equipe. Vamos juntar esforços para mudar a nossa escola, a nossa performance
pedagógica, a nossa imagem na sociedade.
Somos formados professores,
educadores. Juntos, todos pela educação!
Muito obrigada pela atenção de
vocês! Tenham todos um bom trabalho!
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