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Este blog tem por objetivo mostrar meu trabalho em sala de aula, trocar experiências com professores e alunos e receber sugestões metodológicas, exemplos de projetos pedagógicos, etc.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Como trabalhar Geometria na Alfabetização





FALA DA COORDENADORA NO VÍDEO DE ABERTURA DA 5ª ETAPA DO CURSO DE MATEMÁTICA
PNAIC/COORDENAÇÃO LOCAL DE TUTÓIA


Sejam todos bem-vindos a 2015.
Muitas realizações! Muito sucesso!
Estamos iniciando a 5ª etapa do Curso de Matemática. O ponto cruciante agora é a Geometria. Como trabalhar Geometria no Ciclo de Alfabetização?
Nós professores, sabemos que a Geometria foi perdendo espaço e sentido, tanto na nossa formação docente, quanto nas nossas salas de aula. Itzcovich (2012, p.4), autor do livro Iniciação ao Estudo Didático da Geometria, aponta como um dos motivos para este fato “a dificuldade, por parte dos docentes, de encontrar suficientes situações ou problemas que representem verdadeiros desafios, isto é, pensar em um percurso que permita os alunos se iniciar e se envolver no trabalho com as funções lineares”.
O autor ainda afirma que, “como consequência disso, se algo fica fora do programa por falta de tempo, este algo é a Geometria; ao ponto de que ninguém hesitaria em aprovar um aluno da 5ª para 6ª série do Ensino Fundamental, se não conhecesse a propriedade da soma dos ângulos interiores de um triângulo”.
É sabido por todos nós, que os nossos  alunos passam de uma série para outra sem adquirir as habilidades referentes a Geometria; ou porque não deu tempo (como afirma o autor acima), ou porque os professores não estão preparados para esse trabalho.
A preocupação no PNAIC com o ensino de qualidade da Geometria no Ciclo de Alfabetização é, de certo, muito válida.
Se nós professores nos preparamos bem para trabalhar com os nossos alunos a Geometria, estamos proporcionando um grande avanço no ensino da Matemática.
Os materiais nós temos. Temos Livros didáticos do PNLD e os Jogos de matemática. Vamos utilizar também todos os materiais da nossa região, dos quais dispomos. Já temos alguns exemplos de professores que estão utilizando materiais da própria localidade do aluno e os resultados são bons.
A professora Clédina adotou uma ideia de um aluno com síndrome de down e obteve bons resultados. A professora Fátima, utilizando materiais da própria localidade dos seus alunos, conseguiu que todos eles adquirissem as habilidades mínimas para serem aprovados; e a sua turma é multisseriada.
Assim como elas, outras experiências exitosas se destacaram: uma professora do Ciclo de Alfabetização da Escola “O Cajuzinho”, utilizou com seus alunos conchas de mariscos para a aprendizagem de composição e decomposição de números. Temos ainda muitos professores que se dedicam ao seu trabalho de sala de aula com prazer e paixão.
Boa parte do que vocês aprenderam no Curso de Matemática será aplicada este ano. Bom que vamos iniciar o ano letivo com muitas novidades! Quatro pontos são essenciais para que tenhamos sucesso nesse trabalho: planejamento exequível, monitoramento, avaliação e tomada de decisão.
Vamos agora recordar um pouco sobre as obrigações para a liberação das bolsas:
1.    Não faltar a formação (com presença integral);
2.    Efetuar a avaliação complementar e atividades obrigatórias, conforme cada etapa realizada. Após a realização desta etapa, deverão proceder a avaliação complementar e a atividade obrigatória referente ao mês de outubro;
3.    Ler os dois Cadernos restantes do curso e realizar as atividades de casa, para fortalecimento dos conteúdos estudados na formação;
4.    Não deixar de verificar os e-mails.
Estarei sempre à disposição de vocês na Secretaria de Educação.
Tenham todos um bom dia de trabalho!
Muito obrigada!!!!

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