Seja Bem Vindo !!!!

Este blog tem por objetivo mostrar meu trabalho em sala de aula, trocar experiências com professores e alunos e receber sugestões metodológicas, exemplos de projetos pedagógicos, etc.

quarta-feira, 18 de março de 2015

PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR



Companheiros professores, estamos iniciando as atividades de 2015 no ciclo de alfabetização. Vamos iniciar pelo planejamento interdisciplinar. Por que planejamento interdisciplinar? Em 2014 iniciamos um trabalho interdisciplinar e este ano vamos intensificá-lo. Para isso temos que compreender bem o que é interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade não é apenas interação entre as disciplinas, mas essa interação é coordenada por um eixo chamado “eixo coordenador”.
No PNAIC, como trabalhamos com os direitos de aprendizagem, devemos planejar uma sequência didática partindo de um tema que terá a função do eixo coordenador. O tema, aquele que Paulo Freire chamaria de Tema Gerador, será escolhido conforme a necessidade da turma e do momento. Por exemplo: estamos no mês do aniversário de emancipação de Tutóia. Este é o momento e a necessidade que a turma tem de conhecer a história de Tutóia. Devemos escolher para uma sequência didática, um tema dentro da história de Tutóia. Esse tema deverá coordenar todas as atividades envolvidas, fazendo a interação entre os direitos de aprendizagem que trouxerem as informações que auxiliarão nos conteúdos contidos no tema: direitos de aprendizagem de história, de ciência, de geografia, de arte e de matemática. Juntos farão a interação que será coordenada pelo eixo coordenador. Dessa forma se farão outras sequências didáticas, com outros eixos coordenadores. E assim por diante.
O planejamento é essencial; sem ele não podemos trabalhar com objetivos e certeza de que vamos fazer um trabalho bem feito. Quando vamos planejar temos que nos perguntar: para que planejamos? O que vamos fazer? Como fazer? Com quem fazer? Quando fazer? Como vamos avaliar? E depois do plano elaborado vamos executá-lo. Depois de avaliar: que decisões vamos tomar?
Esse encontro irá servir também para fazermos uma triagem de quem está em sala de aula; quantos alunos estão no ciclo de alfabetização, quantas meninas, quantos meninos; quais as escolas envolvidas, com suas respectivas localidades; e as classes multisseriadas. Com esses dados podemos começar com segurança o nosso trabalho de 2015.
Companheiros, peço a vocês que se dediquem muito mais este ano ao trabalho da alfabetização na perspectiva do letramento. A nossa meta é avançar mais um pouco na AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO. Ela é o nosso termômetro; por ela medimos o nosso trabalho. Conto com vocês e contem comigo. Somos uma equipe. Demos as mãos e trabalhemos pela qualidade no nosso ensino.
Muito obrigada pela atenção de vocês! Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário