Companheiros professores, estamos
iniciando as atividades de 2015 no ciclo de alfabetização. Vamos iniciar pelo
planejamento interdisciplinar. Por que planejamento interdisciplinar? Em 2014
iniciamos um trabalho interdisciplinar e este ano vamos intensificá-lo. Para
isso temos que compreender bem o que é interdisciplinaridade.
Interdisciplinaridade não é apenas interação entre as disciplinas, mas essa
interação é coordenada por um eixo chamado “eixo coordenador”.
No PNAIC, como trabalhamos com os
direitos de aprendizagem, devemos planejar uma sequência didática partindo de
um tema que terá a função do eixo coordenador. O tema, aquele que Paulo Freire
chamaria de Tema Gerador, será escolhido conforme a necessidade da turma e do
momento. Por exemplo: estamos no mês do aniversário de emancipação de Tutóia.
Este é o momento e a necessidade que a turma tem de conhecer a história de
Tutóia. Devemos escolher para uma sequência didática, um tema dentro da história
de Tutóia. Esse tema deverá coordenar todas as atividades envolvidas, fazendo a
interação entre os direitos de aprendizagem que trouxerem as informações que
auxiliarão nos conteúdos contidos no tema: direitos de aprendizagem de
história, de ciência, de geografia, de arte e de matemática. Juntos farão a
interação que será coordenada pelo eixo coordenador. Dessa forma se farão
outras sequências didáticas, com outros eixos coordenadores. E assim por
diante.
O planejamento é essencial; sem ele
não podemos trabalhar com objetivos e certeza de que vamos fazer um trabalho
bem feito. Quando vamos planejar temos que nos perguntar: para que planejamos?
O que vamos fazer? Como fazer? Com quem fazer? Quando fazer? Como vamos
avaliar? E depois do plano elaborado vamos executá-lo. Depois de avaliar: que
decisões vamos tomar?
Esse encontro irá servir também para
fazermos uma triagem de quem está em sala de aula; quantos alunos estão no
ciclo de alfabetização, quantas meninas, quantos meninos; quais as escolas
envolvidas, com suas respectivas localidades; e as classes multisseriadas. Com
esses dados podemos começar com segurança o nosso trabalho de 2015.
Companheiros, peço a vocês que se
dediquem muito mais este ano ao trabalho da alfabetização na perspectiva do
letramento. A nossa meta é avançar mais um pouco na AVALIAÇÃO NACIONAL DA
ALFABETIZAÇÃO. Ela é o nosso termômetro; por ela medimos o nosso trabalho.
Conto com vocês e contem comigo. Somos uma equipe. Demos as mãos e trabalhemos
pela qualidade no nosso ensino.
Muito obrigada pela atenção de vocês!
Bom trabalho!
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