AS
TICs. COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO
Profa. Ms. Maria José Brandão Ramos
O que se pode
fazer para que as TICs. se convertam num instrumento auxiliar na mediação da
aprendizagem do aluno?
A escola, em
primeiro lugar deve rever o seu currículo. Refletir sobre o seu Projeto
Político-Pedagógico. Essa reflexão a levará a compreender que as TICs. são
essenciais no atendimento às necessidades da nova geração que a sociedade hoje
coloca sob a responsabilidade da escola, no que tange a educação.
Nos países da
América Latina esse processo de desenvolvimento tecnológico na aprendizagem do
educando ainda é incipiente, pois as escolas da rede pública ainda não possuem
instrumentos tecnológicos componentes das TICs. Os professores ainda não estão
formados para esse trabalho, os instrumentos tecnológicos (como, por exemplo, o
computador) são poucos nas escolas e a estrutura física das mesmas também não
permite que esse trabalho seja desenvolvido com aprumo.
O Estado tem
que assumir a sua responsabilidade em dotar todas as escolas da rede pública de
computadores e outras ferramentas tecnológicas, oferecer formação tecnológica
para os professores (professores da educação básica e da universidade) e reformar
toda a sua infra-instrutura, incluindo salas completas de informática, tablets
ou notebooks para os alunos e os professores e mobiliário adequado para o
trabalho de grupo e individual.
Assim, as
escolas poderão incluir o computador e outras ferramentas tecnológicas na sala
de aula, utilizando, por exemplo, a metodologia webquest, o blog, o face book,
o e-mail e outros recursos tecnológicos para realizarem atividades que
completem os trabalhos de sala de aula. Podem também utilizar a televisão para
fazer projeções ou o data show.
O professor,
portanto, deverá imbuir-se de vontade própria e política para adotar essa nova
maneira de ensinar. E ainda, procurar se informar de todas as novidades desse
setor para está sempre pronto a mediar o conhecimento ao aluno por intermédio
das TICs., pois a função do educador é mediar o conhecimento e se o
conhecimento está em rede, o educador deve saber como chegar até ele,
juntamente com o aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário