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Este blog tem por objetivo mostrar meu trabalho em sala de aula, trocar experiências com professores e alunos e receber sugestões metodológicas, exemplos de projetos pedagógicos, etc.

sábado, 2 de março de 2013



AS TICs. COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO
Profa. Ms. Maria José Brandão Ramos

O que se pode fazer para que as TICs. se convertam num instrumento auxiliar na mediação da aprendizagem do aluno?
A escola, em primeiro lugar deve rever o seu currículo. Refletir sobre o seu Projeto Político-Pedagógico. Essa reflexão a levará a compreender que as TICs. são essenciais no atendimento às necessidades da nova geração que a sociedade hoje coloca sob a responsabilidade da escola, no que tange a educação.
Nos países da América Latina esse processo de desenvolvimento tecnológico na aprendizagem do educando ainda é incipiente, pois as escolas da rede pública ainda não possuem instrumentos tecnológicos componentes das TICs. Os professores ainda não estão formados para esse trabalho, os instrumentos tecnológicos (como, por exemplo, o computador) são poucos nas escolas e a estrutura física das mesmas também não permite que esse trabalho seja desenvolvido com aprumo.
O Estado tem que assumir a sua responsabilidade em dotar todas as escolas da rede pública de computadores e outras ferramentas tecnológicas, oferecer formação tecnológica para os professores (professores da educação básica e da universidade) e reformar toda a sua infra-instrutura, incluindo salas completas de informática, tablets ou notebooks para os alunos e os professores e mobiliário adequado para o trabalho de grupo e individual.
Assim, as escolas poderão incluir o computador e outras ferramentas tecnológicas na sala de aula, utilizando, por exemplo, a metodologia webquest, o blog, o face book, o e-mail e outros recursos tecnológicos para realizarem atividades que completem os trabalhos de sala de aula. Podem também utilizar a televisão para fazer projeções ou o data show. 
O professor, portanto, deverá imbuir-se de vontade própria e política para adotar essa nova maneira de ensinar. E ainda, procurar se informar de todas as novidades desse setor para está sempre pronto a mediar o conhecimento ao aluno por intermédio das TICs., pois a função do educador é mediar o conhecimento e se o conhecimento está em rede, o educador deve saber como chegar até ele, juntamente com o aluno.

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