Conceito de Criança
ConSujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja,aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (diretrizes curriculares da educação infantil).
Dinâmica Cognitiva
Para Piaget o brincar das crianças é um
modo de aprender a respeito de objetos e eventos novos e complexos, um modo de
consolidar e ampliar conceitos e habilidades, e um modo de integrar o
pensamento com as ações.
Eixo Pedagógico da Educação Infantil
O lúdico e o
desenho formam o eixo pedagógico da educação infantil. É através das
brincadeiras, dos jogos e do desenho que a criança interage com o seu objeto de
estudo.
Construtivismo
Para Piaget “o conhecimento resulta da
interação do sujeito com o ambiente, sua ação e o modo como esta interação se
converte num processo de construção interna”.
Como acontece esse processo?
A interação do sujeito com o ambiente
se dá a partir dos fenômenos:
1.Assimilação;
2.Acomodação; e
3.Adaptação.
O que é ASSIMILAÇÃO?
É a incorporação de um novo objeto ou
ideia ao que já é conhecido, ou seja, ao esquema que a criança já possui.
Acomodação
Implica a transformação que o organismo
sofre para poder lidar com o ambiente.
ADAPTAÇÃO
Diante de um objeto novo ou de uma
ideia, a criança modifica seus esquemas
adquiridos anteriormente, adaptando-se à nova situação.
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
(Piaget)
Sensório-motor (0 a 2 anos);
Pré-operatório (2 a 7 anos);
Operacional-concreto (7 a 11 - 12
anos);
Operacional-formal (a partir dos 11-12
anos) – estágio mais avançado do
desenvolvimento psíquico cognitivo infantil.
Estágio Sensório-motor
As atividades são físicas e dirigidas a
objetos e situações externas. Essas explorações externas vão sendo
representadas mentalmente. Por que o professor precisa saber disso?
Estágio Pré-Operatório
Expande-se do subjetivo para o
objetivo. Instala-se o simbólico. Possibilita o falar e, posteriormente, imitar
e usar jogos de faz de conta.
Estágio Operacional Concreto
Há uma transição entre a ação e as
estruturas lógicas mais gerais. Mas, ainda há a manipulação de objetos.
Estágio Operacional Formal
Aí as manipulações de objetos são
substituídas por proposições verbais, e há uma distinção entre o real e o
possível. Em lugar de limitar-se e organizar o que lhe chega pelos sentidos, o
sujeito já é capaz de imaginar o que
poderia estar ali.
Teoria Vygotskyana
“O
desenvolvimento do pensamento infantil vai do social ao individual, sendo,
desse modo, internalizado num processo em que os aspectos cognitivo e afetivo
entrelaçam-se”.Zona de desenvolvimento proximal
(Vygotsky)
Teoria Psicanalítica (Freud)
“O corpo é a fonte básica de toda
experiência mental”;
“Os processos mentais inconscientes são
em si atemporais”;
“A maior parte da consciência é
inconsciente”.
A teoria psicanalítica propõe três
componentes básicos estruturais do psique:
O id;
O ego; e
O
superego.
O id é tudo o que é herdado, que se
acha presente no nascimento, que está presente na constituição. Acima de tudo
estão as pulsões (instintos) – pressões que dirigem o organismo para fins
particulares; forças propulsoras que incitam as pessoas à ação.
O ego é a parte do psique que se vê em
contato com a realidade externa e desenvolve-se a partir do id, à medida que o
bebê se torna consciente de sua própria identidade.
O superego é a parte da estrutura que se
desenvolve a partir do ego e atua como juiz ou sensor sobre as atividades e
pensamentos do ego.
O superego Constitui o depósito dos códigos
morais, modelos de conduta e dos construtos que representam a inibição da
personalidade.
O superego possui três funções:
1.consciência;
2. auto-observação; e
3.formação de ideias.
CONCLUSÃO
À medida que um bebê se transforma numa
criança, uma criança em adolescente e um adolescente em adulto, ocorrem
mudanças marcantes no que é desejado e em como os desejos são satisfeitos. Qual
o papel do professor nesse contexto?
Bibliografia
ALMEIDA, Theodora Maria Mendes de (oord.) Quem Canta seus Males Espanta. São
Paulo:Caramelo,2000.
NEVES, Libéria Rodrigues; SANTIAGO, Ana Lydia b. O Uso
dos Jogos Teatrais na Educação: possibilidades diante do fracasso escolar. 2. ed.
Campinas – São Paulo:Papirus, 2010.
ROSSETTO Jr, J. Adriano et
al. Jogos
Educativos: estrutura
e organização da prática. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2010.
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