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Este blog tem por objetivo mostrar meu trabalho em sala de aula, trocar experiências com professores e alunos e receber sugestões metodológicas, exemplos de projetos pedagógicos, etc.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O LÚDICO E O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 


           Conceito de Criança

ConSujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja,aprende, observa, experimenta, narra,  questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (diretrizes curriculares da educação infantil).

                    Dinâmica Cognitiva
              Para Piaget o brincar das crianças é um modo de aprender a respeito de objetos e eventos novos e complexos, um modo de consolidar e ampliar conceitos e habilidades, e um modo de integrar o pensamento com as ações.
 
       Eixo Pedagógico da Educação Infantil
          O lúdico  e o desenho formam o eixo pedagógico da educação infantil. É através das brincadeiras, dos jogos e do desenho que a criança interage com o seu objeto de estudo.
 
                      Construtivismo
             Para Piaget “o conhecimento resulta da interação do sujeito com o ambiente, sua ação e o modo como esta interação se converte num processo de construção interna”. 
               Como acontece esse processo? 
         A interação do sujeito com o ambiente se dá a partir dos fenômenos:
1.Assimilação;
2.Acomodação; e
3.Adaptação.
                      O que é ASSIMILAÇÃO? 
 
É a incorporação de um novo objeto ou ideia ao que já é conhecido, ou seja, ao esquema que a criança já possui.
Acomodação
              Implica a transformação que o organismo sofre para poder lidar com o ambiente.  
                        ADAPTAÇÃO
 
—  Diante de um objeto novo ou de uma ideia, a criança modifica seus  esquemas adquiridos anteriormente, adaptando-se à nova situação.
 
 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
                              (Piaget) 
 
Sensório-motor (0 a 2 anos);
Pré-operatório (2 a 7 anos);
Operacional-concreto (7 a 11 - 12 anos);
Operacional-formal (a partir dos 11-12 anos) – estágio mais  avançado do desenvolvimento psíquico cognitivo infantil. 
                     
                           Estágio Sensório-motor 
 
           As atividades são físicas e dirigidas a objetos e situações externas. Essas explorações externas vão sendo representadas mentalmente. Por que o professor precisa saber disso?
 
                Estágio Pré-Operatório 

         Expande-se do subjetivo para o objetivo. Instala-se o simbólico. Possibilita o falar e, posteriormente, imitar e usar jogos de faz de conta. 
 
                   Estágio Operacional Concreto 
 
—  Há uma transição entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais. Mas, ainda há a manipulação de objetos. 
 
                  Estágio Operacional Formal 
 
     Aí as manipulações de objetos são substituídas por proposições verbais, e há uma distinção entre o real e o possível. Em lugar de limitar-se e organizar o que lhe chega pelos sentidos, o sujeito já  é capaz de imaginar o que poderia estar ali.
 
                    Teoria Vygotskyana 
            “O desenvolvimento do pensamento infantil vai do social ao individual, sendo, desse modo, internalizado num processo em que os aspectos cognitivo e afetivo entrelaçam-se”.
            Zona de desenvolvimento proximal
                            (Vygotsky)

                   Teoria Psicanalítica (Freud) 

“O corpo é a fonte básica de toda experiência mental”;
“Os processos mentais inconscientes são em si atemporais”;
“A maior parte da consciência é inconsciente”.
A teoria psicanalítica propõe três componentes básicos estruturais do psique:
O id;
O ego; e
O superego.
O id é tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição. Acima de tudo estão as pulsões (instintos) – pressões que dirigem o organismo para fins particulares; forças propulsoras que incitam as pessoas à ação.
O ego é a parte do psique que se vê em contato com a realidade externa e desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê se torna consciente de sua própria identidade. 
O superego é a parte da estrutura que se desenvolve a partir do ego e atua como juiz ou sensor sobre as atividades e pensamentos do ego.  
O superego Constitui o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que representam a inibição da personalidade.
 
     O superego possui três funções:
1.consciência;
2. auto-observação; e
3.formação de ideias. 
  
                          CONCLUSÃO
 
—   À medida que um bebê se transforma numa criança, uma criança em adolescente e um adolescente em adulto, ocorrem mudanças marcantes no que é desejado e em como os desejos são satisfeitos. Qual o papel do professor nesse contexto?
 
 
                        Bibliografia
 
 
ALMEIDA, Theodora Maria Mendes de (oord.) Quem Canta seus Males Espanta. São Paulo:Caramelo,2000.
NEVES, Libéria Rodrigues; SANTIAGO, Ana Lydia b. O Uso dos Jogos Teatrais na Educação: possibilidades diante do fracasso escolar. 2. ed. Campinas – São Paulo:Papirus, 2010.
ROSSETTO Jr, J. Adriano et al. Jogos Educativos: estrutura e organização da prática. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2010.
 

 
 
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