Oi galera do PACTO, estamos estudando o PNAIC para iniciarmos a primeira formação com os Professores Alfabetizadores do PACTO em Tutóia. Quer participar? Leia o material e dê sua sugestão:
Formação de Orientadores de Estudo
Alfabetizar é incluir
Alfabetizar e letrar: ações inseparáveis
žO PACTO
surge como uma luta para garantir o direito de alfabetização plena a meninos e
meninas, até o terceiro ano do ciclo de alfabetização.
žPACTO: Acordo assumido com o Governo Federal, Estadual e Municipal.
žOBJETIVO GERAL:Contribuir para o aperfeiçoamento da
formação de professores alfabetizadores.
Sua estrutura de
funcionamento é:
UNIVERSIDADES (Professores formadores)
žSECRETARIAS (Coordenadores e Professores Orientadores)
ESCOLAS (Professores Alfabetizadores).
As Estratégias Formativas no PNAIC:
žA organização do curso é:
08 unidades, totalizando 80 horas e um seminário de encerramento de 08 horas.
08 unidades, totalizando 80 horas e um seminário de encerramento de 08 horas.
ž1ª UNIDADE (12horas) são trabalhados 04 cadernos.
ž2ª UNIDADE (08 horas) são trabalhados 04 cadernos.
ž3ª UNIDADE (08 horas) são trabalhados 04 cadernos.
ž4ª UNIDADE (12 horas)
ž5ª UNIDADE (12 horas)
ž6ª UNIDADE (12
horas)
ž7ª UNIDADE (08 horas)
ž8ª UNIDADE (08 horas)
žFormação continuada (compromisso institucional,
compromisso individual)
žCompromisso institucional: governo Federal e Secretarias
de Educação.
žCompromisso individual: Professor como agente ativo no
processo de formação, para seu crescimento pessoal e profissional.
AÇÕES DO PACTO
žFormação continuada/Presencial,
žMateriais didáticos
žAvaliações sistemáticas;
žGestão;
žControle Social e Mobilização;
žOrientações para organização do ciclo de alfabetização:
*Reflexão a cerca de estratégias da rede e
das escolas;
*Desenvolvimento de práticas de letramento.
FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
žLudicidade
žCuidado
ž
žProfessores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
žProfessores de Classes Multisseriadas
As ações do PACTO apoiam-se em quatro eixos:
žMateriais didáticos, obras literárias, obras de apoio
pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
žAvaliação sistemática e ;
žGestão, controle social e mobilização.
Direitos de Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização-Língua Portuguesa
ORGANIZAÇÃO DOS EIXOS DE ENSINO COM A LÍNGUA PORTUGUESA:
žLeitura
žProdução textual
žOralidade
žAnálise linguística
ANÁLISE LINGUÍSTICA: discursividade, textualidade e normatividade:
žReconhecer gêneros textuais e seus contextos de
produção;
žConhecer e fazer uso das grafias de palavras com
correspondências regulares diretas entre letras e fonemas(p,b,t,d,f e v).
ž
ANÁLISE LINGUISTICA: Apropriação do sistema de escrita alfabética
ANO 1
žEscrever o próprio nome;
žReconhecer e nomear as letras do alfabeto.
ANO 2 e 3
žSaber procurar no dicionário os significados das
palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso (iniciado no 2º ano e
aprofundado no 3º ano).
ORALIDADE
ANO 1,2 e 3
Valorizar os textos
de tradição oral,reconhecendo-os como manifestações culturais.
ž[...] é preciso que o professor alfabetizador realize
uma investigação mais detida sobre o 'universo vocabular' das crianças (FREIRE,
1967).
žSaber quais são seus interesses, sua denominação,
carregada de simbolismo afetivo e concreto, será fonte de rico material de
estudo.
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CAMPO: desafios e
perspectivas
Métodos
Métodos
žOs métodos são sintéticos, analíticos e sintético-analíticos
žSintéticos – Predominantes em toda antiguidade e Idade Média, desde
a Grécia Antiga e Império Romano até o início do século XVIII.
žEsse método parte das unidades menores da língua (letras , fonemas, sílabas) – geralmente sem
sentido para só então iniciar o estudo das unidades maiores da língua (
palavras, frases ou textos).
žAnalíticos – Surgiram no final do século XVII no esforço de motivar
as crianças para o estudo da língua. Esse método parte do estudo das unidades
significativas da língua (palavras, fases ou textos),
para depois analisar suas partes menores (sílabas, letras, fonemas).
žOs métodos sintético-analíticos iniciam o estudo da
língua com as unidades maiores e
concentram – se logo depois na análise
silábica das palavras para, em seguida, formar novas palavras com os padrões (“famílias”)
silábicos estudados.
Alfabetizar letrando: o que é isto?
žAlfabetizar e letrar são duas ações distintas mas não
separáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar
a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de
modo que o indivíduo se tornasse ao
mesmo tempo, alfabetizado e letrado.
Oralidade e Cultura Escrita no Campo
A oralidade é
importante para as pessoas de modo
geral, no campo, sobretudo nas regiões em que a escrita não tem intensa
circulação, ela é mais central ainda.
Sugestões de Estratégias para os Encontros de Formação:
ž*Leitura deleite
ž*Tarefas de casa e escola
ž*Estudo dirigido de textos
ž*Planejamento de atividades a serem realizadas nas aulas
seguintes ao encontro
ž*Socialização de memórias
ž*Vídeos em debates
ž*Análise de situações de sala de aula, filmadas ou
registradas
ž*Análise de atividades de alunos
ž*Análise de relatos de rotinas, sequência didática,
projetos didáticos e de planejamento de aulas
ž*Análise de recursos didáticos
ž*Exposição dialogadas
ž*Elaboração de instrumentos de avaliação e discussão de
seus resultados
*Panel integrado
*GV; GO
*Caderno para ser lido no dia seguinte (relatório das atividades da formação)
ž*Avaliação da formação
ž*Construção de portfólios.
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