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Este blog tem por objetivo mostrar meu trabalho em sala de aula, trocar experiências com professores e alunos e receber sugestões metodológicas, exemplos de projetos pedagógicos, etc.

sábado, 2 de março de 2013

Alfabetizar e letrar


             Oi galera do PACTO, estamos estudando o PNAIC para iniciarmos a primeira formação com os Professores Alfabetizadores do PACTO em Tutóia. Quer participar? Leia o material e dê sua sugestão:



Formação de Orientadores de Estudo
Alfabetizar é incluir

Alfabetizar e letrar: ações inseparáveis
 
žO PACTO surge como uma luta para garantir o direito de alfabetização plena a meninos e meninas, até o terceiro ano do ciclo de alfabetização.
žPACTO: Acordo assumido com o Governo  Federal, Estadual e Municipal.
žOBJETIVO GERAL:Contribuir para o aperfeiçoamento da formação de professores alfabetizadores.
 
Sua estrutura de funcionamento é:
UNIVERSIDADES (Professores formadores)
žSECRETARIAS (Coordenadores e Professores Orientadores)
 ESCOLAS (Professores Alfabetizadores).
žA organização do curso é: 
08 unidades, totalizando 80 horas e um seminário de encerramento de 08 horas.
ž1ª UNIDADE (12horas) são trabalhados 04 cadernos.
ž2ª UNIDADE (08 horas) são trabalhados 04 cadernos.
ž3ª UNIDADE (08 horas) são trabalhados 04 cadernos.
ž4ª UNIDADE (12 horas)
ž5ª UNIDADE (12 horas)
ž6ª UNIDADE (12  horas)
ž7ª UNIDADE (08 horas)
ž8ª UNIDADE (08 horas)
As Estratégias Formativas no PNAIC:
 

žFormação continuada (compromisso institucional, compromisso individual)
žCompromisso institucional: governo Federal e Secretarias de Educação.
žCompromisso individual: Professor como agente ativo no processo de formação, para seu crescimento pessoal e profissional.

      AÇÕES DO PACTO
  
žFormação continuada/Presencial,
žMateriais didáticos
žAvaliações sistemáticas;
žGestão;
žControle Social e Mobilização;
žOrientações para organização do ciclo de alfabetização:
     *Reflexão a cerca de estratégias da rede e das    escolas;
     *Desenvolvimento de práticas de letramento.


FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
žLudicidade
žCuidado
ž
žProfessores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
žProfessores de Classes Multisseriadas
As  ações do PACTO apoiam-se em quatro eixos:
Formação continuada presencial para professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo.
žMateriais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
žAvaliação sistemática e ;
žGestão, controle social e mobilização.
 
Direitos de Aprendizagem no Ciclo de Alfabetização-Língua Portuguesa 

 ORGANIZAÇÃO DOS EIXOS DE ENSINO  COM A LÍNGUA PORTUGUESA:
žLeitura
žProdução textual
žOralidade
žAnálise linguística
 
Leitura de textos não-verbais
 


ANÁLISE LINGUÍSTICA: discursividade, textualidade e normatividade:

žReconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção;
žConhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas(p,b,t,d,f e v).
ž
 
 
ANÁLISE LINGUISTICA: Apropriação do sistema de escrita alfabética

ANO 1
žEscrever o próprio nome;
žReconhecer e nomear as letras do alfabeto.
LEITURA

ANO 2 e 3


žSaber procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso (iniciado no 2º ano e aprofundado no 3º ano).
ORALIDADE 

ANO 1,2 e 3


Valorizar os textos de tradição oral,reconhecendo-os como manifestações culturais. 

Educação contextualizada: o papel da prática social para a ação pedagógica 

ž[...] é preciso que o professor alfabetizador realize uma investigação mais detida sobre o 'universo vocabular' das crianças (FREIRE, 1967).
žSaber quais são seus interesses, sua denominação, carregada de simbolismo afetivo e concreto, será fonte de rico material de estudo. 
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CAMPO: desafios e perspectivas
Métodos 
 
 

žOs métodos são sintéticos, analíticos e sintético-analíticos
žSintéticos – Predominantes em toda antiguidade e Idade Média, desde a Grécia Antiga e Império Romano até o início do século XVIII.
žEsse método parte das unidades menores da língua  (letras , fonemas, sílabas) – geralmente sem sentido para só então iniciar o estudo das unidades maiores da língua ( palavras, frases ou textos).

žAnalíticos – Surgiram no final do século XVII no esforço de motivar as crianças para o estudo da língua. Esse método parte do estudo das unidades significativas da língua (palavras, fases ou textos), para depois analisar suas partes menores (sílabas, letras, fonemas).

žOs métodos sintético-analíticos iniciam o estudo da língua  com as unidades maiores e concentram – se  logo depois na análise silábica das palavras para, em seguida, formar novas palavras com os padrões (“famílias”) silábicos estudados.
 
Alfabetizar letrando: o que é isto?
 
žAlfabetizar e letrar são duas ações distintas mas não separáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja, ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que  o indivíduo se tornasse ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.
 Oralidade e Cultura Escrita no Campo

A oralidade é importante para  as pessoas de modo geral, no campo, sobretudo nas regiões em que a escrita não tem intensa circulação, ela é mais central ainda.
Sugestões de Estratégias para os Encontros de Formação:
  

ž*Leitura deleite
ž*Tarefas de casa e escola
ž*Estudo dirigido de textos
ž*Planejamento de atividades a serem realizadas nas aulas seguintes ao encontro
ž*Socialização de memórias
ž*Vídeos em debates
ž*Análise de situações de sala de aula, filmadas ou registradas
ž*Análise de atividades de alunos
ž*Análise de relatos de rotinas, sequência didática, projetos didáticos e de planejamento de aulas
ž*Análise de recursos didáticos
ž*Exposição dialogadas
ž*Elaboração de instrumentos de avaliação e discussão de seus resultados
*Panel integrado
*GV; GO
*Caderno para ser lido no dia seguinte (relatório das atividades da formação)
ž*Avaliação da formação
ž*Construção de portfólios. 
 
 
 

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