Respeitando
as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar, as unidades
temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino
Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes
curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos
de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um
número variável de habilidades.
Nos
quadros que apresentam as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as
habilidades definidas para cada ano (ou bloco de anos), cada habilidade é
identificada por um código alfanumérico cuja composição é a seguinte:
EF67EF01
O primeiro par de letras indica a etapa de Ensino Fundamental. O
último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do
ano ou do bloco de anos.
O primeiro par de números indica o ano (01 a 09) a que se refere a habilidade,
ou, no caso de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, o bloco de anos, como
segue:
Língua Portuguesa/Arte
15 = 1º ao 5º ano
69 = 6º ao 9º ano
Língua Portuguesa/Educação Física
12 = 1º e 2º anos
35 = 3º ao 5º ano
67 = 6º e 7º anos
89 = 8º e 9º anos
O segundo par de letras indica o componente curricular:
AR = Arte
CI = Ciências
EF = Educação Física
ER = Ensino Religioso
GE = Geografia
HI = História
LI = Língua Inglesa
LP = Língua Portuguesa
MA = Matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário