quinta-feira, 7 de junho de 2012
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Tecnologia ou Metodologia?
A escola pública brasileira ainda está longe de acompanhar a geração digital. Fala-se em "Geração Zappiens", "Geração da Rede" , "Geração do Futuro", mas na realidade a escola não sabe identificar verdadeiramente esses significados. Continuam-se dando aulas no velho paradiga. As salas de aula continuam no velho modelo: carteiras ou mesas com cadeiras enfileiradas, professor agarrado a sua mesa e ao quadro de giz, ou quadro branco? Ou quadro de vidro? Há computadores em sala de aula? Nem sempre. As salas de informática, ou os laboratórios de informática (a nomenclatra não altera o processo) estão nas escolas, para quê? Os alunos vão para os laboratórios de informática sem um projeto sério; sem um planejamento. Os professores de sala de aula estão divorciados das atividades feitas pelos alunos no laboratórios. Os conteúdos curriculares não estão sendo trabalhados nessas salas de informática. Lá os alunos não tem acompanhamento pedagógico. O quê mudou mesmo?
O celular continua sendo proibido nas salas de aula. O que mudou com as novas tecnologias? Nada, ou quase nada! Por que não aproveitar o celular como recurso didático?
Gostaria de saber dos professres sua opinião sobre o que estou colocando como questão para reflexão:
1) Todos os professores deveriam estudar as novas tecnologias, não para se tornarem mestres nelas, mas para saberem trabalhar com seus alunos e ajudá-los a transformar o seu ciberespaço numa extensão da sala de aula; sim ou não?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário