Para os alunos do curso de Pedagogia:
O plano estratégico é
consubstanciado em três pilares:
O
plano estratégico define a missão, a visão e os valores da instituição.
Cria uma estrutura de gerenciamento. Decide porque e quando tomar as decisões
mais importantes. Oferece condições para a realização do plano tático.
O
plano tático desdobra as estratégias nas suas áreas de atuação e faz a mediação
entre a estratégia e a operacionalização da mesma.
O
plano operacional desenvolve planos de ação para desdobrar o plano tático em
ações práticas.
Fazer
planejamentos
consiste na especificação de objetivos e metas a serem atingidas, determinando
com antecedência, ações que permitam executá-los e atingi-los. Possuir
estratégias consiste em
selecionar meios e recursos para alcançar alvos/objetivos, ou seja, é ter meios
definidos para construir um futuro que se almeja.
COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?1) Determine a visão e a missão do seu empreendimento:
I) Visão:
defina o rumo que você pretende que a sua empresa tome e o que você deseja que
ela se torne; reflita sobre as pretensões e valores organizacionais. Pense em
perspectivas futuras, ou seja, que podem ser realizadas em longo prazo, e que
possuam objetivos que visem vencer a competitividade e/ou desafiar e vencer
obstáculos. Determine também um tempo para que você possa gerir os seus
objetivos de modo a alcançá-los dentro do prazo.
II) Missão:
busque refletir sobre qual o objetivo da existência da sua corporação. Você
cumpre os propósitos do empreendimento? Qual a importância do que a empresa
faz? Pense sobre o que você e a sua empresa devem fazer, de que forma
devem fazer e o que desejam alcançar; elabore soluções para corrigir
problemas.
2) Analise o meio que envolve e influencia sua empresa:
I) Ambiente externo: analise tudo (a economia local/global; questões
ambientais, políticas, sociais, tecnológicas, legais e culturais; estude o
público consumidor, a concorrência, e os distribuidores e fornecedores,) o que
possa gerar obtenção, perda de renda e que de alguma forma influencia
externamente sua empresa. Identifique novas oportunidades e mercados; encontre
novas opções de divulgação da sua marca; verifique se existem ameaças
ambientais que ameaçam a imagem e integridade da sua empresa e busque
envolver-se com a sustentabilidade ambiental;
II) Ambiente interno: pontue as qualidades e defeitos que sua empresa possui;
assim você poderá estabelecer melhorias e, quando necessário, capacitação
coletiva e/ou individual.
3) Defina metas e objetivos para sua empresa: após ponderar sobre as coisas citadas
anteriormente, determine objetivos e estabeleça metas para alcançá-los.
4) Implemente as estratégias propostas: o planejamento torna-se vão quando as
estratégias não são cumpridas, portanto, cumpra rigorosamente o que você propôs
para melhorar sua empresa.
5) Faça um feedback e controle: verifique se os resultados obtidos
foram alcançados, e caso não tenham sido, faça um replanejamento e mãos à obra
Nunca esquecer que todo planejamento deve ser monitorado, para verifiar os acertos e os erros e tomar decisões.
Por que este conteúdo para o curso de pedagogia? A escola é uma organização?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário