Seja Bem Vindo !!!!

Este blog tem por objetivo mostrar meu trabalho em sala de aula, trocar experiências com professores e alunos e receber sugestões metodológicas, exemplos de projetos pedagógicos, etc.

domingo, 19 de novembro de 2017

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Para os alunos do curso de Pedagogia:


O plano estratégico é consubstanciado em três pilares:
Missão
Para que servimos? Qual a nossa razão de ser?
Visão
Onde queremos chegar como instituição (ou organização)?
Valores
Quais são os nossos princípios (premissas) quanto às nossas atitudes  para alcançarmos a nossa visão? Os valores balizam as estratégias.

O plano estratégico define a missão, a visão e os valores da instituição. Cria uma estrutura de gerenciamento. Decide porque e quando tomar as decisões mais importantes. Oferece condições para a realização do plano tático.
O plano tático desdobra as estratégias nas suas áreas de atuação e faz a mediação entre a estratégia e a operacionalização da mesma.
O plano operacional desenvolve planos de ação para desdobrar o plano tático em ações práticas.  

Fazer planejamentos consiste na especificação de objetivos e metas a serem atingidas, determinando com antecedência, ações que permitam executá-los e atingi-los. Possuir estratégias consiste em selecionar meios e recursos para alcançar alvos/objetivos, ou seja, é ter meios definidos para construir um futuro que se almeja.

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?


1) Determine a visão e a missão do seu empreendimento:

I) Visão: defina o rumo que você pretende que a sua empresa tome e o que você deseja que ela se torne; reflita sobre as pretensões e valores organizacionais. Pense em perspectivas futuras, ou seja, que podem ser realizadas em longo prazo, e que possuam objetivos que visem vencer a competitividade e/ou desafiar e vencer obstáculos. Determine também um tempo para que você possa gerir os seus objetivos de modo a alcançá-los dentro do prazo.
II) Missão: busque refletir sobre qual o objetivo da existência da sua corporação. Você cumpre os propósitos do empreendimento? Qual a importância do que a empresa faz? Pense sobre o que você e a sua empresa devem fazer, de que forma devem fazer e o que desejam alcançar; elabore soluções para corrigir problemas.

2) Analise o meio que envolve e influencia sua empresa:

I) Ambiente externo: analise tudo (a economia local/global; questões ambientais, políticas, sociais, tecnológicas, legais e culturais; estude o público consumidor, a concorrência, e os distribuidores e fornecedores,) o que possa gerar obtenção, perda de renda e que de alguma forma influencia externamente sua empresa. Identifique novas oportunidades e mercados; encontre novas opções de divulgação da sua marca; verifique se existem ameaças ambientais que ameaçam a imagem e integridade da sua empresa e busque envolver-se com a sustentabilidade ambiental;
II) Ambiente interno: pontue as qualidades e defeitos que sua empresa possui; assim você poderá estabelecer melhorias e, quando necessário, capacitação coletiva e/ou individual.
3) Defina metas e objetivos para sua empresa: após ponderar sobre as coisas citadas anteriormente, determine objetivos e estabeleça metas para alcançá-los.
4) Implemente as estratégias propostas: o planejamento torna-se vão quando as estratégias não são cumpridas, portanto, cumpra rigorosamente o que você propôs para melhorar sua empresa.
5) Faça um feedback e controle: verifique se os resultados obtidos foram alcançados, e caso não tenham sido, faça um replanejamento e mãos à obra
           Nunca esquecer que todo planejamento deve ser monitorado, para verifiar os acertos e os erros e tomar decisões. 
 Por que este conteúdo para o curso de pedagogia? A escola é uma organização?

 




 




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário