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Este blog tem por objetivo mostrar meu trabalho em sala de aula, trocar experiências com professores e alunos e receber sugestões metodológicas, exemplos de projetos pedagógicos, etc.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Políticas Públicas e Programas Educacionais



Políticas Públicas e Programas Educacionais

1 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Alguns instrumentos de apoio ao planejamento da educação municipal:
Plano Municipal de Educação
Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE
Plano de Ações Articuladas - PAR
Planejamento Estratégico da Secretaria – PES
Levantamento da Situação Escolar – LSE
Microplanejamento Educacional
Censo Escolar

No âmbito da Prefeitura:
Plano Plurianual - PPA
Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO
Lei Orçamentária Anual–LOA

Algumas formas de envolver a sociedade:
Orçamento participativo
Conferência Municipal de Educação

2 PROGRAMAS E PRÁTICAS QUE EMBASAM A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL

PNAE –alimentação escolar.
PNATE –transporte escolar.
PNLL –incentivo à leitura.
PDDE –dinheiro direto na escola.
Saúde do escolar.
Brasil Alfabetizado.
Mais educação.
Proinfantil.
Pró-infância.
PNAIC

Entre outros...

3 PRINCIPAIS INSTRUMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA ESFERA PÚBLICA
PPA - Planeja as ações do governo para 3 anos do mandato vigente e mais uma no do mandato seguinte, com o objetivo de garantir a continuidade das obras e projetos iniciados.
LOA – Determina quais as prioridades serão incluídas no Orçamento Público.
LDO – Lei que indica de que forma o ente federativo vai arrecadar e como vai gastar.
PDE – O Plano de Desenvolvimento Educacional prevê várias ações que visam identificar e solucionar os problemas que afetam diretamente a Educação brasileira. Inclui, também, ações de combate a problemas sociais que inibem o ensino e o aprendizado com qualidade, como: Luz para todos, Saúde nas escolas e Olhar Brasil, entre outros.
PAR – Programa de Ações Articuladas - é um instrumento que possibilita a elaboração de um diagnóstico da educação local e a definição das prioridades em termo de políticas públicas, ações. Além disso, evita a dissolução de continuidade entre as gestões. Possui 4 dimensões:
• Dimensão 1 –Gestão Educacional;
• Dimensão 2 –Formação de Professores e de Profissionais de Serviço e Apoio Escolar;
• Dimensão 3 –Práticas Pedagógicas e Avaliação;
• Dimensão 4 –Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.
4 ORÇAMENTO PARTICIPATIVO – Instrumento de gestão que possibilita a participação da sociedade na definição de prioridades e na destinação dos recursos previstos nos orçamentos públicos.

5 PLANOS DECENAIS Estratégia utilizada para planejamento de políticas públicas a longo prazo. Geralmente, decorrem de conferências realizadas em todas as esferas administrativas (âmbito municipal, estadual e federal). Na educação - 1ª Conae.


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