Seja Bem Vindo !!!!

Este blog tem por objetivo mostrar meu trabalho em sala de aula, trocar experiências com professores e alunos e receber sugestões metodológicas, exemplos de projetos pedagógicos, etc.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Leitura e Produção Textual

Curso de Enfermagem
Profa. Ms. Maria José Brandão Ramos
>
Professorazezehblogspot.com 

Textualidade 
Texto literário - é um texto ficcional
Texto não-literário - é um texto informativo; não ficcional.
O texto possui três elementos inseparáveis - forma, função e estrutura.  Os elementos que compõem o texto desempenham funções que determinam o sentido formal do texto. Ambos, remontam-se à estrutura, enquanto rede de ligações e implicações entre os elementos.
Texto literário - é um texto ficcional
Texto não-literário - é um texto informativo; não ficcional.
O texto possui três elementos inseparáveis - forma, função e estrutura.  Os elementos que compõem o texto desempenham funções que determinam o sentido formal do texto. Ambos, remontam-se à estrutura, enqunto rede de ligações e implicações entre os elementos.
 Estrutura do texto
A estrutura do texto significa um corpo, suas partes e as ligações que as vinculam. Linguisticamente falando, é o conjunto das formas e dos procedimentos utilizados por uma língua para exprimir uma significação.

 Intertextualidade
 
Uma conversa entre textos. O autor tem por base outro texto para produzir o seu. A intertextualidade se coloca como condição prévia na produção e recepção de determinados textos como os resumos, os parágrafos, as resenhas etc.
    Não basta saber o que escrever, mas como escrever.
 
 
Tipos de Resumo

Resumo indicativo (ou descritivo) - Apresentação bastante resumida do assunto;
Resumo informativo (ou analítico) - É mais abrangente;
Resumo crítico - Permite opiniões e comentários de autor do resumo;
Resenha - Permite a opinião de outros autores e requer, na introdução, a biografia ou as credenciais do autor do texto.
 
 Como Produzir um Resumo
 
Fazer uma análise temática do texto;
Sublinhar  as ideias principais do texto;
Elaborar o esquema;
Redigir o resumo utilizando-se das principais ideias do autor;
Confrontar o resumo com o texto estudado, verificando se faltou alguma ideia.
 
 Atividade 1
Produção de resumo 
Grupo azul Resumo indicativo – 5 linhas;
Grupo vermelho - Resumo informativo – 15 linhas;
Grupo verde - Resumo crítico – 15 linhas.
 
Tripartidação Tradicional
Descrição, narração, dissertação 
 A descrição apresenta uma estrutura pictórica, onde a predominância marcante é apresentada pelos aspectos sensoriais. Implica uma contemplação e uma apresentação de algo objetivo ou subjetivo. O autor de uma descrição focaliza cenas ou imagens, conforme o permita sua sensibilidade.
Tipos de descrição
literária, não-leterária
 
Na descrição literária não deve haver preocupação com a exatidão da imagem descrita, pois a finalidade é transmitir a impressão sensorial que a coisa vista causa no autor. A subjetividade é aspecto predominante. A linguagem predominante é a conotativa.
 
 
Descrição não-literária
A descrição não-leterária apresenta grande preocupação com exatidão dos detalhes e precisão vocabular. É uma descrição objetiva. O autor descreve o ser tal qual ele se apresenta na realidade. A linguagem predominante é a denotativa.
Esquema da descrição
que se descreve: O que se descreve:
O que descreve: real, imaginário; 
Como se descreve: objetivamente, subjetivamente. 

 Atividade 2
Elaboração de descrição 
Grupo azul - Descrever um sonho – 20 linhas;
Grupo vermelho - Descrever uma cena numa praça – 20 linhas;
Grupo verde – Descrever  o salvamento de uma pessoa afogada – 20 linhas.
 
Narração
O ato de narrar surge da busca de transmitir, de comunicar qualquer acontecimento ou situação de que o homem tenha sido protagonista, de forma direta ou indireta. A estrutura narrativa é uma sequência de fatos relacionados entre si, onde há uma ordem temporal e uma ordem causal.
Elementos da narrativa
Personagens: Quem? Protagonista/antagonista.
Acontecimento: o quê? Fato.
Tempo – Quando? Época em que ocorreu o fato.
Espaço – Onde? Lugar onde ocorreu o fato.
Modo – como? De que forma ocorreu o fato.
Causa – Por quê? Motivo pelo qual ocorreu o fato.  
 
Tipologia da narrativa
(ficcional e não-ficcional)
 
 
Tipologia da narrativa ficcional – romance, conto, crônica;  fábula, lenda, parábola; anedota, poesia, poema épico.
Tipologia da narrativa não-ficcional – memorialismo; notícias, relatos. 
 
 Atividade 3
Elaboração de narrativa
 
Grupo azul - Narrar uma crônica – 20 linhas;
Grupo vermelho Narrar uma notícia – 10 linhas;
Grupo verde   Narrar um relato – 20 linhas.
     Observação: Não esquecer os elementos da narrativa.
 
Dissertação 
A dissertação deve ser escrita de forma ordenada, sobre um tema escolhido,  devendo haver uma seleção de dados  e uma exposição de ideias. Para se desenvolver uma boa dissertação,  deve-se considerar os seguintes requisitos: sistematização de dados reunidos, ordenação desses dados  e interpretação coerente dos mesmos. 
Tipos de dissertação
(expositiva ou polêmica)
 
Dissertação expositiva - Reúne-se material de diversas fontes e desenvolve-se  uma exposição que seja compreensiva do assunto, baseando-se no que foi coletado.
Dissertação polêmica Essa dissertação deve ser apoiada em assuntos polêmicos.  Deve ser estruturada no encadeamento de ideias desenvolvidas através de argumentos. 
 
 
Estrutura Básica da Dissertação 
 
Introdução Parte preparatória; localiza e caracteriza o fato.
Desenvolvimento - Ordena progressivamente os dados, opiniões, aspectos que o tema envolve e fundamenta  através de razão, exemplos e provas.
Conclusão Encerra, com coerência, uma síntese clara da posição assumida. Adapta-se à introdução e é um fecho para o desenvolvimento. 
 Atividade 4
elaboração de dissertação
 
Grupo azul A Dengue no Maranhão – 10 laudas;
Grupo vermelho a Tuberculose no Maranhão – 10 laudas;
Grupo verde - A Hanseníase no Maranhão – 10 laudas. 
 Atividade 5 – Seminário Temático
O Ato de ler e a formação do leitor crítico
ETAPAS:
Pesquisa bibliográfica;
Planejamento;
Apresentação (30 minutos para cada equipe; forma de apresentação: palestra);
Avaliação (individual e de equipe).
 
 
 
O que se descreve:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário