Leitura
e Produção Textual
Curso de Enfermagem
Profa. Ms. Maria José Brandão Ramos
Professorazezehblogspot.com
Textualidade
•Texto literário - é um texto ficcional
•Texto não-literário - é um texto informativo; não ficcional.
•O texto possui três
elementos inseparáveis - forma, função e
estrutura. Os
elementos que compõem o texto desempenham funções que determinam o sentido
formal do texto. Ambos, remontam-se à estrutura, enquanto rede de
ligações e implicações entre os elementos.
•Texto literário - é um texto ficcional
•Texto não-literário - é um texto informativo; não ficcional.
•O texto possui três
elementos inseparáveis - forma, função e
estrutura. Os
elementos que compõem o texto desempenham funções que determinam o sentido
formal do texto. Ambos, remontam-se à estrutura, enqunto rede de
ligações e implicações entre os elementos.
Estrutura
do texto
A estrutura do texto significa um corpo, suas partes e as
ligações que as vinculam. Linguisticamente falando, é o conjunto das formas e
dos procedimentos utilizados por uma língua para exprimir uma significação.
Intertextualidade
Uma conversa entre
textos. O autor tem por base outro texto para produzir o seu. A
intertextualidade se coloca como condição prévia na produção e recepção de
determinados textos como os resumos, os parágrafos, as resenhas etc.
Não basta saber o que
escrever, mas como escrever.
Tipos
de Resumo
•Resumo indicativo (ou descritivo) - Apresentação
bastante resumida do assunto;
•Resumo informativo (ou analítico) - É mais abrangente;
•Resumo crítico - Permite opiniões e
comentários de autor do resumo;
•Resenha - Permite a opinião de outros autores e requer, na
introdução, a biografia ou as credenciais do autor do texto.
Como
Produzir um Resumo
•Fazer
uma análise temática do texto;
•Sublinhar as ideias principais do texto;
•Elaborar
o esquema;
•Redigir
o resumo utilizando-se das principais ideias do autor;
•Confrontar
o resumo com o texto estudado, verificando se faltou alguma ideia.
Atividade
1
Produção de resumo
Produção de resumo
•Grupo
azul - Resumo indicativo – 5 linhas;
•Grupo
vermelho - Resumo informativo – 15 linhas;
•Grupo
verde - Resumo crítico – 15 linhas.
Tripartidação
Tradicional
Descrição, narração, dissertação
Descrição, narração, dissertação
A descrição apresenta uma
estrutura pictórica, onde a predominância marcante é apresentada pelos aspectos
sensoriais. Implica uma contemplação e uma apresentação de algo objetivo ou
subjetivo. O autor de uma descrição focaliza cenas ou imagens, conforme o
permita sua sensibilidade.
Tipos
de descrição
literária, não-leterária
literária, não-leterária
Na descrição literária não
deve haver preocupação com a exatidão da imagem descrita, pois a finalidade é
transmitir a impressão sensorial que a coisa vista causa no autor. A
subjetividade é aspecto predominante. A linguagem predominante é a conotativa.
Descrição não-literária
A descrição não-leterária apresenta grande preocupação com exatidão dos detalhes
e precisão vocabular. É uma descrição objetiva. O autor descreve o ser tal qual
ele se apresenta na realidade. A linguagem predominante é a denotativa.
Esquema
da descrição
que se descreve:
O que se descreve:
O que descreve: real, imaginário;
Como se descreve: objetivamente, subjetivamente.
Atividade
2
Elaboração de descrição
Elaboração de descrição
•Grupo
azul - Descrever um sonho – 20 linhas;
•Grupo
vermelho - Descrever uma cena numa praça – 20 linhas;
•Grupo
verde – Descrever o salvamento de uma pessoa afogada – 20
linhas.
Narração
O ato de narrar
surge da busca de transmitir, de comunicar qualquer acontecimento ou situação
de que o homem tenha sido protagonista, de forma direta ou indireta. A
estrutura narrativa é uma sequência de fatos relacionados entre si, onde há uma
ordem temporal e uma ordem causal.
Elementos
da narrativa
•Personagens: Quem?
Protagonista/antagonista.
•Acontecimento: o quê? Fato.
•Tempo
– Quando? Época em
que ocorreu o fato.
•Espaço – Onde? Lugar onde
ocorreu o fato.
•Modo
– como? De que forma
ocorreu o fato.
•Causa – Por quê? Motivo
pelo qual ocorreu o fato.
Tipologia
da narrativa
(ficcional e não-ficcional)
(ficcional e não-ficcional)
•Tipologia
da narrativa ficcional
– romance, conto, crônica; fábula,
lenda, parábola; anedota, poesia, poema épico.
•Tipologia
da narrativa não-ficcional – memorialismo; notícias, relatos.
Atividade
3
Elaboração de narrativa
Elaboração de narrativa
•Grupo
azul - Narrar uma crônica – 20 linhas;
•Grupo
vermelho - Narrar uma notícia – 10 linhas;
•Grupo
verde - Narrar um relato –
20 linhas.
Observação:
Não esquecer os elementos da narrativa.
Dissertação
A dissertação deve
ser escrita de forma ordenada, sobre um tema escolhido, devendo haver uma seleção de dados e uma exposição de ideias. Para se
desenvolver uma boa dissertação, deve-se
considerar os seguintes requisitos: sistematização de dados reunidos, ordenação desses dados e interpretação coerente dos mesmos.
Tipos
de dissertação
(expositiva ou polêmica)
(expositiva ou polêmica)
•Dissertação expositiva - Reúne-se material
de diversas fontes e desenvolve-se uma
exposição que seja compreensiva do assunto, baseando-se no que foi coletado.
•Dissertação polêmica - Essa dissertação
deve ser apoiada em assuntos polêmicos.
Deve ser estruturada no encadeamento de ideias desenvolvidas através de
argumentos.
Estrutura
Básica da Dissertação
•Introdução - Parte preparatória; localiza e caracteriza o fato.
•Desenvolvimento - Ordena progressivamente os dados, opiniões, aspectos que
o tema envolve e fundamenta através de
razão, exemplos e provas.
•Conclusão - Encerra, com coerência, uma síntese clara da posição
assumida. Adapta-se à introdução e é um fecho para o desenvolvimento.
Atividade
4
elaboração de dissertação
elaboração de dissertação
•Grupo
azul - A Dengue no Maranhão – 10 laudas;
•Grupo
vermelho - a Tuberculose no Maranhão – 10 laudas;
•Grupo
verde - A Hanseníase no Maranhão – 10 laudas.
Atividade
5 – Seminário Temático
O Ato de ler e a formação do leitor crítico
O Ato de ler e a formação do leitor crítico
ETAPAS:
•Pesquisa
bibliográfica;
•Planejamento;
•Apresentação
(30 minutos para cada equipe; forma de apresentação: palestra);
•Avaliação
(individual e de equipe).
O que se descreve:
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