quinta-feira, 7 de junho de 2012
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Tecnologia ou Metodologia?
A escola pública brasileira ainda está longe de acompanhar a geração digital. Fala-se em "Geração Zappiens", "Geração da Rede" , "Geração do Futuro", mas na realidade a escola não sabe identificar verdadeiramente esses significados. Continuam-se dando aulas no velho paradiga. As salas de aula continuam no velho modelo: carteiras ou mesas com cadeiras enfileiradas, professor agarrado a sua mesa e ao quadro de giz, ou quadro branco? Ou quadro de vidro? Há computadores em sala de aula? Nem sempre. As salas de informática, ou os laboratórios de informática (a nomenclatra não altera o processo) estão nas escolas, para quê? Os alunos vão para os laboratórios de informática sem um projeto sério; sem um planejamento. Os professores de sala de aula estão divorciados das atividades feitas pelos alunos no laboratórios. Os conteúdos curriculares não estão sendo trabalhados nessas salas de informática. Lá os alunos não tem acompanhamento pedagógico. O quê mudou mesmo?
O celular continua sendo proibido nas salas de aula. O que mudou com as novas tecnologias? Nada, ou quase nada! Por que não aproveitar o celular como recurso didático?
Gostaria de saber dos professres sua opinião sobre o que estou colocando como questão para reflexão:
1) Todos os professores deveriam estudar as novas tecnologias, não para se tornarem mestres nelas, mas para saberem trabalhar com seus alunos e ajudá-los a transformar o seu ciberespaço numa extensão da sala de aula; sim ou não?
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Olá galera do Ensino Fundamental, como foi a primeira fase da Olimpíada de Matemática? Gostei! As escolas da rede pública municipal do Município de Tutóia participaram em sua maioria. É uma boa oportunidade de professores e alunos fazerem uma reflexão sobre o estudaram e o que aprenderam de matemática no últimos meses.
O Brasil ganha muito com isso. Apesar de sabermos que o sistema de ensino brasileiro ainda deixa a desejar, no sentido de o currículo escolar está fora da realidade, porque as regiões brasileiras são muito diversificadas, a olimpíada é uma boa estratégia para incentivar alunos e professores a estudarem mais Matemática.
Quero aproveitar este momento para sugerir aos professores que montem ambientes virtuais de aprendizagem para trabalharem com seus alunos atividades curriculares complementares. Os alunos que tiverem acesso a esse ambiente (blog - webquest, por exemplo) ocupar-se-ão fora do horário convencional de aulas com atividades como jogos, ou pesquisas. Poderão utilizar, tablets ou celulares que possuam funções adequadas para esse acesso.
Gostaria de receber sugestões de professores e de alunos a respeito do que eu estou sugerindo.
Assinar:
Postagens (Atom)