Atenção professores e alunos de sexto ao nono ano, eis aí uma sugestão de projeto de ação para a Conferência das Escolas.
IV
CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM ESCOLAS
SUSTENTÁVEIS
PROJETO DE
AÇÃO DA ESCOLA
NOSSA AÇÃO PELA ESCOLA SUSTENTÁVEL – (elemento FOGO)
TÍTULO DO PROJETO – Produzindo qualidade de vida: uma
experiência na Escola........
PROBLEMA – a Escola xxxxxxxxxxxx é muito quente.
Os alunos e os professores reclamam do calor e do ar abafado no ambiente
interno da escola. O que fazer para melhorar a ventilação no ambiente
escolar?
HIPÓTESE – A arborização da escola e do seu
entorno resolverá o problema do calor excessivo em seu ambiente interno.
OBJETIVO GERAL– Conscientizar a escola e a
comunidade do seu entorno,para realização de uma campanha de arborização do
ambiente local,com o intuito de reduzir o calor excessivo na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Realizar palestras, na escola, com alunos, professores e pais de
alunos.
2. Visitar as residências do entorno escolar para orientar sobre a campanha
de plantação de árvores no local.
METODOLOGIA:
1. Pesquisa bibliográfica sobre “O calor ambiente e suas consequências.”
2. Palestras na escola
3. Visitas às residências do entorno escolar
4. Oficinas para produção de materiais de divulgação
5. Pesquisa de campo (entrevistas) sobre a pergunta: “Como você acha que
pode contribuir para a redução do calor na escola?”
6. Universo da pesquisa – escola e seu entorno
7. Amostra da pesquisa – 150 pessoas, sendo: 100 alunos, 40 pais e 10
professores.
8. Compilação e tabulação dos dados (categorias: alunos, pais, professores)
9. Apresentação do resultado da pesquisa – apresentação em slides e
relatório escrito.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA
EXECUÇÃO DO PROJETO
|
||||
Atividades Previstas
|
1ª Semana
|
2ª Semana
|
3ª Semana
|
4ª Semana
|
1. Pesquisa bibliográfica sobre “O calor ambiente e
suas consequências.”
|
x
|
|
|
|
2. Palestras na escola
|
|
x
|
x
|
|
3. Visitas às residências do entorno escolar
|
|
x
|
x
|
|
4. Oficinas para produção de materiais de divulgação
|
x
|
|
|
|
5. Pesquisa de campo (entrevistas) sobre a pergunta:
“Como você acha que pode contribuir para a redução do calor na escola?”
|
x
|
|
|
|
6. Compilação
e tabulação dos dados
|
|
|
x
|
|
7. Produção do relatório escrito e slides de
apresentação
|
|
|
x
|
|
8. Apresentação do resultado da pesquisa
|
|
|
|
x
|
AVALIAÇÃO DO PROJETO – depois da apresentação dos
resultados reunir-se-ão os participantes para avaliação dos pontos positivos e
negativos do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – Registrar todas as obras consultadas
para a execução do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário