Seja Bem Vindo !!!!

Este blog tem por objetivo mostrar meu trabalho em sala de aula, trocar experiências com professores e alunos e receber sugestões metodológicas, exemplos de projetos pedagógicos, etc.

domingo, 4 de abril de 2010

Filosofando



Trabalhar filosofia hoje na escola que temos, é um grande desafio, mas é muito bom. O professor que procura deixar os seus alunos a vontade na discussão, no debate e no diálogo consegue maravilhas com a sua turma. Vejamos um texto apresentado por um dos alunos da 1ª série do ensino médio do Centro de Ensino Casemiro de Abreu (Tutóia-Ma.), no fechamento do ano letivo de 2009:
"Vivemos sempre em busca da felicidade, mas em muitos momentos deixamos que ela passe despercebida.
O fracasso é algo que nos fortalece; é ele que nos dá a chance de levantarmos e continuarmos em frente. Neste momento olhamos para o alto e vemos que há alguém que também nos olha e nos ama querendo o nosso bem: o nosso DEUS. Por esse amor é que Ele me dá a chance de está bem perto de você, mesmo sabendo que você está longe, mas que por te amar sinto você perto de mim, com o meu coração contente. Hoje vejo que para alcançar o amor e a felicidade devemos passar por várias conquistas e saber escolher a verdadeira alegria de viver. A escada somos nós que construímos; os seus degraus são os fracassos e as conquistas; o ponto alto é quando encontramos a verdadeira felicidade: o amor partilhado com a pessoa amada.
Não amo a criatura, mas sim o Criador, pois Ele me dá tudo isso que eu transformo em esperança; a esperança de encontrar a verdadeira felicidade e o amor que nos transforma em irmão como cristão.
Valdeir
Às vezes falamos o que não devemos falar... Ouvimos o que não devemos ouvir... Choramos por algo que não devemos chorar. Sabem por quê? Porque às vezes amamos quem não devemos amar.
Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito: um se chama ontem e o outro se chama amanhã. Portanto, hoje é o dia certo! Dia certo para amar! Acreditar, fazer e, principalmente viver! O tempo continua correndo, não importa o que foi deixado para trás; ele continua se movimentando; amanhã não é hoje e todos os seus ontens são todos uma questão de tempo, e a jornada de uma vida começa em um degrau, quando você está escalando aquela montanha, e é muito fácil esquecer um degrau no tempo...
Eu gosto de pessoas atraentes que não são terrivelmente cientes disso... Pessoas que não tem medo de rolar pelo chão e fazer papel de bobas. Rir é arriscar-se a parecer louco; corar é arriscar-se a parecer sentimental; estender a mão para o outro é arriscar-se a se envolver; expor seus sentimentos é arriscar-se a expor seu eu verdadeiro; amar é arriscar-se a não ser amado; expor suas idéias e sonhos é arriscar-se a perdê-los; ter esperança é arriscar-se a ter decepções; tentar é arriscar-se a falhar, mas é preciso correr riscos.
Você tem duas opções: gostar ou não gostar de mim. Celebre-se por quem eu sou; desgoste por quem eu não sou. Esse sou eu... Você pode me amar ou não; mas não posso parar...
A vida é um paradoxo, não faz muito sentido. Não deixe a uva estragar a videira... Encha um copo e brindemos o vinho! O tempo não é algo que possa voltar atrás. Plante o seu jardim e decore a sua alma, ao invés de esperar alguém que lhe traga flores".
Valdeir

Nenhum comentário:

Postar um comentário